O encontro intergeracional entre crianças e idosos como espaço de construção de cidadania na infância

Palavras-chave: Infância. Velhice. Cidadania. Intergeracionalidade. Coeducação.

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre como a educação das novas gerações para a participação cidadã na vida social pode ser fomentada por projetos promotores de encontros intergeracionais entre crianças e idosos. Como aporte teórico do trabalho são encapadas contribuições de autores/as que abordam as interconexões entre infância, cidadania e educação, como Hannah Arendt e Manuel Jacinto Sarmento. O desenho metodológico do estudo incluiu a realização de pesquisa etnográfica, com uso de observação participante e recolhimento de narrativas produzidas por crianças e idosos ao longo de sua participação no projeto “Idosos Mestres da Vida”, desenvolvido em escolas públicas de Concórdia-SC. Foi possível observar que o projeto funcionou como um espaço de coeducação, ao possibilitar a ampliação do horizonte de experiências e conhecimentos dos sujeitos participantes. Conclui-se que o convite feito às crianças para que identificassem relações entre presente e passado histórico instigou-as a produzirem reflexões sobre os processos que afetam a organização da vida social na atualidade e em outros tempos, bem como seus sentidos e implicações. O fomento dessa capacidade de leitura crítica da realidade representa um vetor fundamental para a constituição de sujeitos cidadãos plenos, capazes de se responsabilizarem não apenas pela cidadania individual, mas também comunitária e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal Fronteira Sul - campus Erechim
Doutora em Ciências (área: Psicologia) pela Universidade de São Paulo/USP. Professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS, Brasil.
Simone Cristina Dalbello da Silva, Secretaria Municipal de Saúde de Concórdia/SC, Brasil
Mestra em Ciências Humanas no PPG da UFFS/Erechim/RS. Assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde de Concórdia/SC, Brasil.
Publicado
2020-07-28
Como Citar
SILVA, I.; SILVA, S. O encontro intergeracional entre crianças e idosos como espaço de construção de cidadania na infância. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 2, p. 348-374, 28 jul. 2020.