Infância e Cidadania: O ponto de vista do século XXI

Palavras-chave: Infância. Cidadania. Século XXI.

Resumo

A última parte do século XX viu um reconhecimento crescente das reivindicações de cidadania das crianças. Incursões significativas foram feitas em relação aos direitos das crianças, colocadas na agenda global pela Convenção das Nações Unidas para os Direitos da Criança (UNCRC) em 1989. O campo acadêmico nos estudos da infância respondeu a esse movimento social (COCKBURN, 2013; WARMING, 2011), problematizando modelos convencionais de cidadania em um modelo que seria adequado ao propósito de aplicar às crianças. Este artigo descreverá os principais aspectos da abordagem dos estudos da infância à cidadania infantil no século XX. Em seguida, fornecerá um breve comentário sobre os desenvolvimentos deste século. Por fim, identificará os temas que devem ser pertinentes agora e no futuro próximo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tom Cockburn, Edge Hill University
Doutor em Sociologia e diretor do Departamento de Ciências Sociais na Edge Hill University, Inglaterra. Preside a Rede de Pesquisa da Associação Europeia de Sociologia da Criança e da Infância. Participa de projetos europeus de pesquisa, sendo uma referência nos estudos europeus sobre a cidadania infantil e outros temas relacionados à infância e à juventude, Inglaterra.
Publicado
2020-07-27
Como Citar
COCKBURN, T. Infância e Cidadania: O ponto de vista do século XXI. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 2, p. 297-312, 27 jul. 2020.