Percursos escolares exitosos entre alunos de camadas populares: Socialização familiar e Trajetórias sociais

Palavras-chave: Educação, Socialização, Percursos Escolares, Trajetórias Sociais, Sucesso Escolar

Resumo

Investigam-se processos de socialização primária e secundária associados a percursos escolares exitosos entre alunos provenientes de camadas populares. Analisam-se casos bem sucedidos entre a geração escolar que ingressou no primeiro ano do ensino fundamental em 2006, em uma escola municipal no interior de Minas Gerais, sendo a primeira coorte submetida às leis de ampliação da duração do Ensino Fundamental para nove anos, com ingresso aos seis anos de idade. Para aprofundar a análise, foram pesquisadas as histórias de vida de três alunos aprovados continuamente até a conclusão do ensino médio em 2017, representando exceções em meio a uma geração majoritariamente afetada por reprovações e evasões ao longo de seus percursos. Observou-se que processos de socialização primária (familiar) e secundária (extrafamiliar) podem se apresentar como elementos favoráveis, que se mostram associados a percursos escolares exitosos, corroborando a relevância de atitudes específicas dos adultos sobre as trajetórias sociais das gerações mais novas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Gomes de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora
Doutora e Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO/UFJF). E-mail vadecastro@hotmail.com.
Fernando Tavares Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora
Professor Associado do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista de Produtividade CNPq. E-mail ftavares@caed.ufjf.br.  
Publicado
2021-09-16
Como Citar
CASTRO, V.; JÚNIOR, F. Percursos escolares exitosos entre alunos de camadas populares: Socialização familiar e Trajetórias sociais. Revista Espaço Pedagógico, v. 28, n. 1, p. 121-143, 16 set. 2021.