A concepção de passado de crianças no 5º ano

Palavras-chave: Educação Histórica. Anos Iniciais. Passado. Aprendizagem Histórica.

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi a compreensão do conceito de passado em crianças que estudam no 5º ano, do ensino fundamental, a partir dos conhecimentos históricos que são trabalhados em sala de aula. Os sujeitos da pesquisa são crianças matriculadas no Centro de Educação Municipal Prof. Paulo Freire, localizado no município de Vitória da Conquista e três professoras que lecionam nas turmas do 5º Ano. A pesquisa se insere nas discussões da Educação Histórica, com o foco na aprendizagem histórica escolar, compreendendo que os conceitos históricos que são trabalhados nessa fase são importantes para sustentar a aprendizagem durante o percurso vivenciado na escola e nas próprias relações que serão estabelecidas por essa criança ao longo da vida cotidiana. Nesse sentido, nos aproximamos da perspectiva defendida por Hilary Cooper (2012), Lee (2003), Oliveira (2006) no tocante à compreensão das ideias históricas e temporalidade apresentadas pelas crianças nos anos iniciais de escolarização. Adotamos a pesquisa qualitativa como abordagem metodológica e a Análise de Conteúdos para o tratamento dos dados. Assim, buscamos por meio deste estudo adentrar nos significados sobre o passado e a história, construídos pelas crianças no espaço escolar, relacionando com o processo de ensino e aprendizagem da disciplina História. Verificamos que o passado elaborado por elas não as leva a desenvolver a empatia histórica, o que permitiria uma aprendizagem histórica mais significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Dantas Pina, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb, Brasil).
Doutora em História da Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp, Brasil). Com estágio pós-doutoral em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, Brasil). Professora Titular na área de Metodologia do Ensino de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb, Brasil).
Nallyne Celene Neves Pereira, Rede básica de ensino do Estado da Bahia
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb, Brasil). Professora de História da rede básica de ensino do Estado da Bahia.
Publicado
2020-02-01
Como Citar
PINA, M.; PEREIRA, N. A concepção de passado de crianças no 5º ano. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 1, p. 203-222, 1 fev. 2020.