Práticas formativas na educação profissional: a emergência de uma didática específica?

Palavras-chave: Educação Profissional. Didática. Cursos técnicos.

Resumo

Este trabalho tem por objeto a discussão acerca da existência de uma didática específica para a Educação Profissional e seu propósito central foi identificar como autores referenciais dessa área, dentre eles Kuenzer (1998, 2010), Machado (2008, 2010), Ramos (2011, 2014), Barato (2004, 2008), Araujo (2008, 2010) Gruber, Allain; Wollinger (2017) e Wollinger; Allain; Gruber, (2017) compreendem essa temática. A abordagem metodológica foi orientada pela pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, analisando os trabalhos dos autores na tentativa de responder a seguinte indagação: Como os autores referenciais da área apresentam a discussão acerca da didática para a educação profissional e como têm caracterizado as práticas formativas que nela são desenvolvidas em suas produções acadêmicas? Os resultados indicam que, como expresso na primeira seção, as categorias gerais da didática, como as finalidades, os conteúdos, a metodologia e a avaliação são objetos de análise nos trabalhos, porém, embora se advogue a necessidade da elaboração de uma didática própria, posição defendida por autores analisados na segunda seção do trabalho, a educação profissional não conta com conhecimentos suficientes sobre os processos de produção e de aprendizagem dos saberes técnicos, especialmente dos processos operacionais, que subsidiem a formulação de proposições para elaboração dessa didática específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Unochapecó
Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI, Brasil). Professora do Programa de Mestrado em Educação da Unochapecó.
Maria Cristina Pansera de Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui, Brasil).
Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs, Brasil). Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui, Brasil).
Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Sertão. (IFRS, Brasil).
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, Brasil). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Sertão. (IFRS, Brasil).
Publicado
2020-02-01
Como Citar
VIEIRA, M.; ARAÚJO, M.; VIEIRA, J. Práticas formativas na educação profissional: a emergência de uma didática específica?. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 1, p. 186-202, 1 fev. 2020.