Democratização da educação superior: nexos entre a afirmação da excelência e o desafio do reconhecimento

Palavras-chave: Excelência acadêmica. Ações afirmativas. Reconhecimento.

Resumo

As universidades públicas federais brasileiras vivem um importante processo de democratização. Assegurado majoritariamente pela Lei 12.711/2012, ele expõe novas dinâmicas e contradições. Este artigo discute a relação entre excelência acadêmica e o reconhecimento institucional aos novos públicos que ingressam nessas instituições. A base empírica é constituída por oito entrevistas com gestores que ocupam cargos acadêmicos de destaque em uma universidade pública comprometida com a excelência acadêmica, conforme seus documentos oficiais. Para a discussão dos dados, recorremos à ideia de excelência acadêmica e à noção de reconhecimento. Elas apoiam a compreensão de que se está tratando de um universo institucional tensionado entre o objetivo de ser excelente e o de exercer sua função social. Para cumpri-los, a universidade precisa desenvolver formas de lidar com públicos estudantis não tradicionais, os quais crescentemente estão presentes no cotidiano institucional. Concluímos que o processo de democratização em uma instituição que busca afirmação com base na excelência acadêmica necessita reafirmar práticas que ofereçam condições aos novos públicos de estudantes para alcançarem, além do acesso, espaços de prestígio e sucesso acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gregório Durlo Grisa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS, Brasil).
Doutor em Educação e Pós-Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs, Brasil). Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS, Brasil).
Célia Elizabete Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutora em Educação pela Ufrgs. Realizou estágio pós-doutoral na University of Wisconsin (EUA). É professora associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Ufrgs, Brasil).
Publicado
2020-02-01
Como Citar
GRISA, G.; CAREGNATO, C. Democratização da educação superior: nexos entre a afirmação da excelência e o desafio do reconhecimento. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 1, p. 147-167, 1 fev. 2020.