Mídia impressa em educação: redes políticas e a nova filantropia em ação

Palavras-chave: Políticas educacionais. Mídia impressa. Redes políticas. Nova Filantropia.

Resumo

O presente texto constitui parte de uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar as convergências, tensões e desafios das políticas educacionais de formação e de carreira para professores. A investigação destacou o contexto internacional a partir de documentos do Banco Mundial, a fim de compreender como essas políticas têm se desdobrado no contexto brasileiro através da mídia impressa, no caso, das Revistas Nova Escola e Gestão Escolar como superfície de análise. Apoiada no referencial teórico metodológico do Ciclo de Políticas e na metodologia da busca em sites institucionais, foi mapeada uma rede política de empresários brasileiros, que por meio da mídia impressa, sugerem, induzem e prescrevem caminhos para educação. No geral, as ideias divulgadas por esses impressos pedagógicos estão alinhadas ao âmbito da lógica privada de soluções para educação pública, no sentido de deixá-la cada vez mais privada ou de transformá-la em um mercado educacional.

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Biografia do Autor

Quênia Renee Strasburg, Rede Municipal de Educação de São Leopoldo (Brasil)
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, Brasil). Professora da Rede Municipal de Educação de São Leopoldo (Brasil).
Berenice Corsetti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, Brasil)
Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, Brasil), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação.
Publicado
2020-02-01
Como Citar
STRASBURG, Q.; CORSETTI, B. Mídia impressa em educação: redes políticas e a nova filantropia em ação. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 1, p. 89-109, 1 fev. 2020.