Estado, mercado e formas de privatização: a influência dos think tanks na política educacional brasileira

  • Valdelaine da Rosa Mendes Universidade Federal de Pelotas (UFPel, Brasil) http://orcid.org/0000-0003-4376-1080
  • Vera Maria Vidal Peroni Professora convidada do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs, Brasil) e professora visitante na Universidade Federal de Pelotas (UFPel, Brasil). http://orcid.org/0000-0001-6543-8431
Palavras-chave: Política educacional. Think tank. Privatização. Mercado

Resumo

Há, especialmente no século XXI, uma proliferação dos think tanks que operam como produtores e influenciadores de ideias acerca do mercado, que defendem a redução do intervencionismo estatal nas tomadas de decisões. Este estudo tem como objetivo discutir a influência que têm exercido na organização das políticas educacionais de forma a alargar e intensificar a penetração dos interesses do mercado na área educacional. Para alcançar este propósito, é realizada uma discussão sobre as formas de privatização que têm levado a lógica do mercado para o interior das políticas educacionais. É traçado um panorama da distribuição dessas organizações no mundo, com as características de seus financiadores e apoiadores. Por fim, são apresentados os princípios que orientam as ações de três think tanks: um estadunidense e dois brasileiros, com foco nas questões educacionais. Este estudo demonstrou que os interesses do capital, representados por organizações financiadas por grandes empresas (com capacidade de penetração na imprensa, nos governos, nas universidades, nas mídias sociais, na indústria cultural), pretendem claramente determinar ao Estado uma perspectiva privada na definição e na concepção das políticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdelaine da Rosa Mendes, Universidade Federal de Pelotas (UFPel, Brasil)
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, Brasil), com estágio pós-doutoral em Educação pela Universidade de São Paulo. É professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel, Brasil). Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Vera Maria Vidal Peroni, Professora convidada do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs, Brasil) e professora visitante na Universidade Federal de Pelotas (UFPel, Brasil).
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP, Brasil), com estágio pós-doutoral pela Universidade do Minho (Uminho, Portugal). Professora convidada do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs, Brasil) e professora visitante na Universidade Federal de Pelotas (UFPel, Brasil).
Publicado
2020-02-01
Como Citar
MENDES, V.; PERONI, V. Estado, mercado e formas de privatização: a influência dos think tanks na política educacional brasileira. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 1, p. 65-88, 1 fev. 2020.