Infância e cidadania: diálogo de inspiração em Paulo Freire

Palavras-chave: Infância. Cidadania. Paulo Freire.

Resumo

O presente artigo problematiza a relação infância e cidadania a partir de um diálogo de inspiração em Paulo Freire. O intuito é o de apresentar as contribuições da epistemologia desse educador para pensar a constituição da cidadania da infância e a proposição de uma educação infantil cidadã. O diálogo parte dos resultados de uma pesquisa teórica que investiga nas obras de Freire sua compreensão sobre as crianças, as infâncias e a educação das crianças pequenas. Em seus escritos Freire denuncia as formas de opressão as quais estão submetidos meninos e meninas e o quanto o processo educativo revela-se autoritário e antidialógico, silenciando assim suas vozes. Defende as crianças como sujeitos de direitos, dentre eles o direito à palavra e à participação, e propõe que as instituições de educação infantil transformem-se em centros de criatividade, que eduquem para a solidariedade e participação. Conclui-se que, a epistemologia freireana nos remete à compreensão de que educação, cidadania e infância não são apenas conceitos abstratos, mas dimensões de uma práxis crítica e criativa que nos possibilita reconhecer as crianças como cidadãs e com elas construir práticas pedagógicas descolonizadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Doutora em Educação pela Unicamp. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Graduada em Pedagogia e Psicologia. Docente-Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGE-USCS). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação - GEPIDE (PPGE-USCS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire - GEPPF (PPGE-USCS).
Publicado
2021-09-16
Como Citar
SILVA, M. Infância e cidadania: diálogo de inspiração em Paulo Freire. Revista Espaço Pedagógico, v. 28, n. 1, p. 359-379, 16 set. 2021.