Histórico

          A Revista Espaço Pedagógico foi criada em 1994, com periodicidade anual até 1998, passando a ser semestral no ano de 1999. Em 2017 assume a periodicidade quadrimestral, com publicação nos meses de janeiro, maio e setembro. A cada edição são publicados em torno de 17 produtos, incluindo-se artigos, entrevista e resenhas, que tratam dos mais diversos temas e problemas afetos à educação.

          Sua criação, em 1994, remonta a um contexto de qualificação do corpo docente da Faculdade de Educação, cumprindo importante papel na expansão da pesquisa na Universidade de Passo Fundo e também na criação de cursos de pós-graduação stricto sensu. Nesse sentido, contribuiu para a implantação do mestrado em educação no ano de 1997. A partir de 2003, a revista sofreu mudanças, constituindo-se um novo conselho editorial integrado exclusivamente por doutores-pesquisadores de instituições externas, ampliando também, desde então, a participação de autores de outras instituições, brasileiros e estrangeiros. No contexto de instalação do doutorado em educação, ocorrido em agosto de 2012, Espaço Pedagógico passou por novas modificações, atualizando tanto seus elementos estilísticos quanto os aspectos relativos ao foco, escopo, política editorial, diretrizes para autores, dentre outros.

          No ano de 2017, a edição impressa (ISSN 0104-7469) foi descontinuada, mantendo-se apenas a versão online (ISSN 2338-0302), criada ainda no ano de 2009. No sistema online é disponibilizado acesso livre e integral às edições mais recentes. Gradativamente, se está disponibilizando as edições anteriores a 2009, no esforço de publicar retrospectivamente, mesmo que em versão digitalizada, todos os volumes que compõem a história da Revista Espaço Pedagógico, como se pode verificar no link “Edições Anteriores” (http://seer.upf.br/index.php/rep/issue/archive).

          Ao longo dos anos, as publicações têm sido sustentadas financeiramente por recursos próprios da Universidade de Passo Fundo, já que não recebe apoio financeiro de agências de fomento, nem da venda de assinaturas, uma vez que a revista é de livre acesso. Destaca-se, ao longo desses anos, o compromisso da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação com a sua manutenção e sustentação. A gestão da Revista Espaço Pedagógico é feita pela dedicação de grupos de professores que empregam parte substancial do seu tempo de trabalho ao planejamento e à organização dos volumes, subsidiados com o apoio técnico de funcionários comprometidos com as demandas acadêmicas.