Revista Espaço Pedagógico


http://www.upf.br/seer/index.php/rep/issue/view/449/showToc




CHAMADA PARA ARTIGOS: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PESQUISA EDUCACIONAL V.23, nº2 - 2016-2

PRAZO ATÉ 15 DE MAIO DE 2016.

Nos últimos anos têm avançado quantitativa e qualitativamente o debate e os estudos acerca da relação entre filosofia e educação. Impulsionada pelos desafios que permeiam os processos educativos situados no âmbito de sociedades complexas e plurais, a filosofia da educação tem sido instada a contribuir tanto para ajudar a refletir sobre o significado desses mesmos processos quanto para a necessidade de atualizar um de seus temas mais fundamentais, a saber, o da formação humana. Todavia, para compreender com profundidade os fenômenos educacionais que emergem em tal âmbito a filosofia da educação tem de, por um lado, e sem perder de vista suas especificades, colocar-se numa atitude de diálogo com outros campos de saber para abordar as questões educacionais. Por outro lado, tem o desafio de fazer frente a compreensões que tendem a reduzir a pesquisa educacional apenas a uma perspectiva pragmático-tecnicista. Com o objetivo de aprofundar a discussão a respeito do papel da filosofia da educação no que concerne à pesquisa educacional, a Revista Espaço Pedagógico organiza o volume 23, n.2, jul./dez.2016 focando no tema Filosofia da Educação e Pesquisa Educacional. Serão aceitos trabalhos que explorem a natureza da pesquisa em filosofia da educação; o campo próprio da filosofia da educação e seu diálogo com outras áreas de saber; os desafios e os grandes temas colocados hoje para a pesquisa no campo da filosofia da educação.

Demanda livre: A Revista Espaço Pedagógico recebe artigos sobre temas diversos do campo educacional em fluxo contínuo.

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

v. 22, n. 2 (2015): Educação superior e o processo de Bolonha

Sumário

Expediente

Expediente
 
PDF

Editorial

Altair Alberto Fávero, Telmo Marcon, Flávia Eloisa Caimi (Editora Chefe)
PDF

Artigos

Alberto Amaral
PDF
Altair Alberto Fávero, Carina Tonieto
PDF
Gionara Tauchen, Maria da Conceição Barbosa R. Mendes, Catia Piccolo Devechi
PDF
Telmo Marcon
PDF
Egeslaine de Nez, Antonio Bosco de Lima
PDF
Elisângela Ferreira Floro, Neusa Maria Dal Ri
PDF
Edite Maria Sudbrack, Hildegard Susana Jung, Mariana Balestrin
PDF
Ana Carolina Pessoa Brandão, Alvanize Valente Fernandes Ferenc, Rita de Cássia Alcântara Braúna
PDF
Geisa Magela Veloso
PDF
Adelar Aparecido Sampaio, Claus Dieter Stobäus
PDF

Diálogo com educadores

Cesar Tello
PDF

Resenha

Evandro Consaltér
PDF
Roberta Cajaseiras de Carvalho
PDF

Diretrizes para os autores

 
PDF