• A LINGUAGEM NAS PRÁTICAS SOCIAIS: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
    v. 16 n. 3 (2020)
    A contemporaneidade demonstra o poder constitutivo da linguagem nas práticas sociais — sejam elas materiais ou simbólicas. Nesse sentido, cresce o interesse por Teorias da Linguagem em uso. Tais teorias constituem-se como ferramentas fundamentais para se delimitar o papel da linguagem nas práticas sociais e como objeto de ensino, de aprendizagem e de investigação. Considerando o avanço desses estudos nas diferentes áreas e subáreas das Ciências da Linguagem, este dossiê tem como propósito reunir trabalhos inéditos e inovadores, que evidenciem a língua – materna e adicionais - enquanto um exercício da linguagem em diferentes práticas sociais. Esse exercício pode ser expresso em textos/discursos entendidos como articuladores de projetos, propostas pedagógicas e sequências didáticas voltadas ao ensino das línguas (maternas e adicionais) e das literaturas, bem como aqueles que problematizam a formação de professores. Nesse contexto, serão aceitos estudos: a) centrados em práticas de ensino de leitura e de escrita, de letramentos e multiletramentos,  educação nas diferenças, nos contextos de in/exclusão e na escolarização; b) que tragam contribuições e reflexões críticas relacionadas à implantação da BNCC em diferentes espaços escolares; c) que discutam as problemáticas da formação docente na perspectiva das Teorias da Linguagem.
  • LÍNGUA, LITERATURA E SOCIEDADE ATUAL
    v. 16 n. 2 (2020)
    A proposta desta edição da revista Desenredo é discutir questões que se entrelaçam, no âmbito da pesquisa na área das Letras, sobre Língua, Literatura e Sociedade Atual, a partir de objetos e metodologias que se associam ao contemporâneo. Serão acolhidos trabalhos que discutam: a formação do sujeito leitor, abordagens de compreensão e interpretação textual da leitura na era digital, entre outros desdobramentos que contribuam na compreensão de processos relacionados à leitura a temas concernentes às representações sociais e linguísticas.
  • EXPERIÊNCIA POÉTICA E SINGULARIDADE
    v. 16 n. 1 (2020)
    Entre tantas experiências do homem na linguagem, há a que se constitui no poético da língua. Uma experiência singular, marcada pela subjetividade e alteridade, a que se pode chamar, seguindo uma inspiração benvenistiana, “uma poética do discurso”. Nesta poética, os movimentos de construção do sentido se dão através de combinações re-novadas, as quais questionam e afrontam os limites do dizer. A partir desse olhar para a experiência poética, propõe-se a seguinte temática: a escrita da palavra poética como uma experiência singular de linguagem que se marca na língua. Serão recebidos trabalhos advindos de estudos linguísticos e literários que, sob o prisma da singularidade, abordem a experiência poética. A revista também recebe artigos para a seção livre, além de resenhas de livros publicados no máximo há três anos, com temática afeita ao escopo do periódico. Organizadoras Profa. Dra. Márcia Helena Saldanha Barbosa (Universidade de Passo Fundo - UPF) Profa. Dra. Marlete Sandra Diedrich (Universidade de Passo Fundo - UPF)
  • DOSSIÊ INTERFACES ENTRE ESTUDOS DISCURSIVOS E ERGOLÓGICOS
    v. 15 n. 3 (2019)
    Nesta edição da Revista Desenredo, estão convidados, a contribuir com o dossiê temático, autores com textos originais, cuja abordagem promova, especialmente, a interface entre os estudos discursivos e ergológicos. Nesse sentido, entende-se, por um lado, que a linguagem enquanto fenômeno polissêmico e fundante das relações sociolaborais. De outro lado, a ergologia privilegia o ponto de vista da atividade humana enquanto permanente debate de normas sustentado por valores. Acolhem-se investigações que encontrem nestas perspectivas, discursiva e ergológica, possibilidades de análise em diferentes domínios profissionais advindos de campos diversos, como a educação, a saúde, a cultura, a comunicação, entre outros. Espera-se lançar luz sobre produções brasileiras e internacionais que, por meio da linguagem, evidenciam a complexidade do mundo do trabalho na contemporaneidade, além dos desafios que emergem dos novos modos de organização laboral e de estratégias que venham a contribuir com o desenvolvimento humano.A revista também recebe artigos para a seção livre, além de resenhas de livros publicados no máximo há três anos, com temática afeita ao escopo do periódico.
  • Dossiê Língua e Literatura: teoria e ensino - vozes, linguagens, contextos
    v. 15 n. 1 (2019)
    Dossiê Língua e Literatura: teoria e ensino - vozes, linguagens, contextos
  • Dossiê Leituras de Émile Benveniste
    v. 14 n. 3 (2018)
    Dossiê Leituras de Émile Benveniste   Organização Cláudia Stumpf Toldo Oudeste e Valdir do Nascimento Flores 
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