Repensando a relação entre quadro cênico e cenografia: contribuição para o debate sobre racismo na publicidade

A CONTRIBUTION TO THE DEBATE ON RACISM IN ADVERTISING

  • Bruno Deusdará UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
  • Décio Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-2342-4976
  • Poliana Coeli Costa Arantes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Gênero, Cenografia, Racismo, Publicidade

Resumo

Considerando a intensificação da expressão da intolerância social na contemporaneidade, propomos, com base em dispositivos do método da cartografia, mapear a produção de imagens discursivas do outro, explicitando a pretensa neutralização ou desqualificação da diversidade. Para tanto, recuperamos a reflexão de Rancière, segundo o qual o ódio à democracia se sustentaria na intolerância à pretensa “inflação” de direitos individuais. Como quadro teórico, partimos de uma concepção polifônica da linguagem e da abordagem do discurso como prática de intervenção sobre o real para interrogar os modos de constituição do sentido para além do plano do dito. Como corpus, recorremos ao texto de uma campanha publicitária de refrigerante cujos pressupostos permitem identificar o silenciamento do debate em torno do racismo, explicitando os embates como remetendo às dimensões geracional, estética e de preferências pessoais. A pesquisa permitiu articular produtivamente os estudos do discurso e as reflexões contemporâneas acerca do racismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Deusdará, UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Professor de Linguística do Departamento de Estudos da Linguagem, do Instituto de Letras, da UERJ e do Programa de Pós-graduação em Letras, especialidade Linguística. Bolsista dos Programas Prociência (UERJ/FAPERJ) e  Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).
Décio Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Professor Titular de Linguística e Análise do Discurso do Departamento de Estudos da Linguagem do Instituto de Letras (ILE), UERJ. Professor do Programa de Pós-graduação em Letras do ILE, UERJ, na especialidade Linguística.
Poliana Coeli Costa Arantes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Professora do Departamento de Línguas Anglo-germânicas. Ministra as disciplinas Língua alemã, Literatura alemã, Análise do Discurso do Instituto de Letras (ILE), UERJ. Professor do Programa de Pós-graduação em Letras do ILE, UERJ, na especialidade Linguística. Bolsista do Programa Prociência (UERJ/FAPERJ).
Publicado
2019-10-03
Como Citar
Deusdará, B., Rocha, D., & Arantes, P. (2019). Repensando a relação entre quadro cênico e cenografia: contribuição para o debate sobre racismo na publicidade. Revista Desenredo, 15(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v15i3.9632