A realidade sociocultural da região cacaueira no romance Gabriela, cravo e canela: confluências entre a história e a literatura

  • Paulo Roberto Alves dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Edilene da Silva Lima UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz
Palavras-chave: Literatura Sul-Baiana, Literatura brasileira, História da literatura, Literatura e história

Resumo

O presente estudo se desenvolve a partir da análise de acontecimentos históricos ocorridos em Ilhéus e na região produtora de cacau do Sul da Bahia, nas primeiras décadas do século XX, que aparecem em Gabriela, cravo e canela. A abordagem evidencia a forma como Jorge Amado transformou fatos noticiados por jornais locais e registrados por historiadores, analisando o diálogo entre literatura e história. Objetiva-se, a partir da identificação de ocorrências documentadas pela imprensa e por pesquisadores que são aludidas pela obra, examinar as relações de eventos e figuras que se destacaram na realidade socioeconômica da cidade e cercanias com episódios e personagens criados pelo escritor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Alves dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Possui graduação em Letras pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras (1987), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente, é bolsista PNPD/CAPES da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde desenvolve pesquisa sobre a cultura de origem africana e suas relações com a literatura e a música brasileiras, em particular o samba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: história da literatura, literatura brasileira, crítica literária, literatura e história e literatura sul-rio-grandense, literatura afro-brasileira, literatura e cultura, literatura e música. É membro do Grupo de Pesquisa Literatura, História e Cultura: Encruzilhadas Epistemológicas, CNPq/UESC.
Edilene da Silva Lima, UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz
Mestranda em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC. Licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Espanhol e suas respectivas literaturas pela UESC. Atuou como Revisora de Textos nesta mesma Universidade, através do programa de estágio para alunos de graduação. Possui experiência docente nas áreas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira.
Publicado
2020-04-24
Como Citar
Alves dos Santos, P., & da Silva Lima, E. (2020). A realidade sociocultural da região cacaueira no romance Gabriela, cravo e canela: confluências entre a história e a literatura. Revista Desenredo, 16(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v15i2.9273