Formação do leitor: experiência intelectual e afetiva

  • Juracy Assmann Saraiva Universidade Feevale
  • Ernani Mügge Universidade Feevale
  • Tatiane Kaspari Universidade Feevale
Palavras-chave: Literatura; Formação do leitor; Metodologia

Resumo

O artigo valoriza a exploração de textos literários em ambiente escolar a partir do pressuposto de sua importância para a formação do sujeito. Objetiva discutir a dualidade que caracteriza a leitura de textos literários, situada entre o exercício intelectual e o engajamento corporal. Para isso, considera necessário inserir as práticas docentes no circuito dos estudos linguísticos e literários, que estabelecem elos entre linguagem e identidade. Sustentado em reflexão teórica, o artigo expõe um percurso metodológico de análise da obra literária, com potencial para concretizar a experiência estética por meio do processo de exploração linguística, que se congraça à subjetividade do imaginário de cada leitor, à natureza coletiva da linguagem e ao substrato social em que a literatura circula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juracy Assmann Saraiva, Universidade Feevale
Doutora em Letras (PUCRS) e pós-doutora em Teoria Literária (UNICAMP). É professora em cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Feevale. Como bolsista de produtividade do CNPq, desenvolve pesquisas voltadas para o estudo da obra de Machado de Assis e para a metodologia do ensino da literatura. Em relação a Machado de Assis, publicou, entre outras obras, O circuito das memórias (EDUSP, 2008); no âmbito da formação de leitores, é autora de Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental (Artmed, 2006)) e Palavras, brinquedos e brincadeiras: cultura oral na escola (Artmed, 2011), além de inúmeros artigos científicos.
Ernani Mügge, Universidade Feevale
Doutor em Letras (UFRGS) e pós-doutor em Cultura e Literatura (Universidade Feevale). Atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Letras, da Universidade Feevale, onde realiza pesquisas sobre a metodologia do ensino da literatura. Participou da organização da obra Texto literário: resposta ao desafio da formação de leitores (Oikos, 2018) e é autor de obras de ficção, sendo Pretérito (re)visitado (Oikos, 2017) sua publicação mais recente.
Tatiane Kaspari, Universidade Feevale
Mestre em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale) e doutoranda desse mesmo programa. Desenvolve pesquisas sobre ensino e metodologia do ensino da literatura. Professora substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Campus Feliz.
Publicado
2019-06-24
Como Citar
Saraiva, J., Mügge, E., & Kaspari, T. (2019). Formação do leitor: experiência intelectual e afetiva. Revista Desenredo, 15(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v15i2.9260

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##