Situações de leitura da literatura digital na primeira infância: características da leitura independente, entre pares e compartilhada com os pais
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar comparativamente a leitura de aplicativos literários na primeira infância nas situações de leitura independente, entre pares e compartilhada com os pais. Os dados provêm de dois estudos qualitativos que investigaram a resposta infantil na leitura digital. O primeiro estudo observou seis famílias de crianças de 4 anos residentes na Inglaterra, durante a prática de leitura compartilhada dos aplicativos Little Red Riding Hood (2013) e The Monster at the End of This Book (2011). O segundo estudo observou duas famílias com crianças de 3 a 7 anos no Brasil, lendo Petting Zoo (2013) e Chomp (2016), durante práticas de leitura individual e de leitura entre pares/irmãos. Quatro aspectos foram analisados: a linearidade da leitura, a exploração das funções interativas, a incidência de frustração e os padrões de comunicação verbal.Downloads
Copyright (c) 2019 Aline Frederico, Roberta Gerling Moro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.