Sobre ensinar a ler: um olhar às múltiplas semioses e discursos implicados na construção dos sentidos

  • Luciana Maria Crestani Universidade de Passo Fundo
  • Elisane Regina Cayser Universidade de Passo Fundo
  • Karen Sartori
Palavras-chave: Leitura, Dialogismo, Semiótica Discursiva, Miniconto, História em Quadrinhos

Resumo

Para formar leitores plenos, é preciso ensinar a ler. Isso significa ensinar o que olhar nos textos, de modo a compreender sentidos relacionados às escolhas discursivas e enunciativas materializadas por meio de diferentes sistemas semióticos. Sob essa ótica, neste artigo propomos a análise de dois gêneros textuais distintos – um verbal e outro sincrético – no intuito de observar os principais elementos semióticos implicados na construção dos sentidos desses textos, bem como as relações dialógicas que entre eles se estabelecem. Mais especificamente, procuramos explicitar, a partir dos elementos da materialidade textual (palavras e imagens), os temas veiculados pela constituição figurativa e as diferentes posições discursivas assumidas pelos narradores em relação ao assunto, evidenciando, assim, o diálogo entre os textos. Preceitos bakhtinianos e da semiótica discursiva ancoram o estudo ora proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Maria Crestani, Universidade de Passo Fundo
Doutora em Letras (UPM), Professora no curso de Letras e no Programa de pós-graduação em Letras da UPF.
Elisane Regina Cayser, Universidade de Passo Fundo
Doutoranda em Letras e professora no Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). 
Karen Sartori
Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF).
Publicado
2019-03-22
Como Citar
Crestani, L., Cayser, E., & Sartori, K. (2019). Sobre ensinar a ler: um olhar às múltiplas semioses e discursos implicados na construção dos sentidos. Revista Desenredo, 15(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v15i1.8996