Oralidade e ensino: o trabalho com o gênero oral no debate público regrado em oficinas de Língua Portuguesa

  • Gil Roberto Costa Negreiros UFSM
  • Luane Guerra Vitorino UFSM
Palavras-chave: gênero oral, debate público regrado, interação, escola

Resumo

O presente artigo apresenta como tema os gêneros orais no ensino. Objetiva-se demonstrar o desenvolvimento oral, a partir de um trabalho sistematizado com o gênero debate público regrado, no âmbito escolar. Especificamente, descrevemos e analisamos o desenvolvimento oral de um aluno de Ensino Médio, que participou como aluno voluntário de oficinas de língua portuguesa que visavam trabalhar com esse gênero oral formal. Nosso embasamento teórico fundamenta-se na Linguística Textual e nas teorias de ensino e aprendizagem de gêneros. Nossa metodologia é qualitativa, ao passo que propomos uma análise interpretativa dos dados em relação ao material transcrito. Considerando que se trata de um corpus oral, utilizamo-nos de gravações e, posteriormente, de transcrições, para análise do material. Nossos resultados sinalizam que os gêneros orais, quando dinamizados em sala de aula, podem ser um importante instrumento de comunicabilidade, assim como de desenvoltura interacional e social dos alunos.  

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Biografia do Autor

Gil Roberto Costa Negreiros, UFSM
Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2008), com pós-doutorado pela Universidade de São Paulo – USP.  É professor adjunto III do Departamento de Letras vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria, atuando na graduação em Letras e na pós-graduação em Letras. É pesquisador efetivo do projeto NURC-SP, tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase nas seguintes áreas: Análise da conversação; sociolinguística interacional; linguística textual e pragmática. E-mail: gil.negreiros@ufsm.br
Luane Guerra Vitorino, UFSM
Mestre em Estudos Linguísticos, na linha Linguagem e Interação, pela Universidade Federal de Santa Maria. É membro do grupo GOE – Gêneros orais e escritos: teoria e ensino. E-mail: luane.ufsm@gmail.com
Publicado
2019-03-16
Como Citar
Costa Negreiros, G., & Guerra Vitorino, L. (2019). Oralidade e ensino: o trabalho com o gênero oral no debate público regrado em oficinas de Língua Portuguesa. Revista Desenredo, 15(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v15i1.8948