Estratégias de Leitura aplicadas ao conto: uma proposta para a sala de aula

  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista https://orcid.org/0000-0003-2227-2544
  • Gislene Aparecida da Silva Barbosa UNOESTE
  • Elianeth Dias Kanthack Hernandes UNESP/Marília
Palavras-chave: Estratégias de leitura, Contos, Literatura

Resumo

Este artigo, sustentado na concepção de linguagem como forma ou processo de interação, considera que o ensino da leitura literária deva proporcionar condições para que o leitor dialogue com o texto, ativando conhecimentos prévios para realizar processos de inferência e construir sentidos para além do que está explícito. Leitores proficientes compreendem os textos por meio de recursos metacognitivos: fazem questões ao texto, relacionam ideias, identificam as informações essenciais etc. À escola cabe proporcionar aos estudantes condições de desenvolverem ou ampliarem a capacidade de compreender textos literários, especialmente o conto, que é um texto breve, narrativo, com tensão capaz de prender o leitor e que diz o máximo em poucas páginas. O objetivo do artigo é apresentar uma proposta de leitura para contos (para turmas de ensino fundamental – de 5º a 6º anos), com base nas Estratégias de Leitura, que são constituídas por sete procedimentos relacionados ao ato de ler: conhecimentos prévios; conexões; visualização; questionamento; inferência; sumarização e síntese.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990)', doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. É coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil "Maria Betty Coelho Silva" na UNESP de Presidente Prudente onde leciona na graduação e na pós graduação em Educação.
Gislene Aparecida da Silva Barbosa, UNOESTE
Possui graduação em Letras (2002), especialização em Gestão Educacional (2008), mestrado (2011) e doutorado (2017) em Educação, todas as formações pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).  Atualmente é professora da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e diretora técnica do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente. 
Elianeth Dias Kanthack Hernandes, UNESP/Marília
Professora Assistente de Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Marília - RDIDP- lotada no Departamento de Administração e Supervisão Escolar e Professora credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da FCT/Unesp/Presidente Prudente. Com Doutorado em Educação (2008) e Mestrado (2003), ambos realizados no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Marília e Pós Doutorado em Educação realizado junto ao PPGE/FCT/UNESP/Presidente Prudente.
Publicado
2019-03-16
Como Citar
Souza, R., Barbosa, G., & Hernandes, E. (2019). Estratégias de Leitura aplicadas ao conto: uma proposta para a sala de aula. Revista Desenredo, 15(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v15i1.8946

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##