O desenvolvimento de gênero do discurso argumentativo no ensino superior: uma proposta teórico-metodológica

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Gêneros do discurso, Relação dialógica, Produção de texto, Ensino superior

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar uma proposta teórico-metodológica para o trabalho com a produção textual de gênero do discurso argumentativo, no ensino superior. Sustentada pela concepção dialógica de linguagem, originária dos preceitos do Círculo de Bakhtin, e pelos princípios da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo, a proposta é uma ampliação do que foi realizado na formação de graduandos do curso de Letras para a execução do projeto PIBID. Após análise de textos-diagnósticos produzidos pelos graduandos, uma sequência didática foi elaborada e implementada. A produção final dos acadêmicos demonstrou que a proposta contribuiu para que o texto deixasse de ser apenas um gênero acadêmico constituído como processo e produto da verificação docente do ensino e aprendizado de conteúdos para se tornar materialização de uma prática social instituída em uma situação de interação específica.

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Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Doutora em Estudos da Linguagem. Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá
Doutor em Letras pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), com pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua nas linhas de pesquisas Ensino e Aprendizagem de Línguas e Formação do Professor de Línguas. É líder do Grupo de pesquisa Interação e Escrita (UEM/CNPq). Atua na graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição, nos cursos de mestrado, doutorado e na supervisão de pós-doutorado. E-mail: renilson@wnet.com.br  
Publicado
2019-03-16
Como Citar
Striquer, M., & Menegassi, R. (2019). O desenvolvimento de gênero do discurso argumentativo no ensino superior: uma proposta teórico-metodológica. Revista Desenredo, 15(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v15i1.8914