Diários na EJA: leitura literária de Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus

  • Silmara Rodrigues UFPB
  • Luciane Alves Santos UFPB
Palavras-chave: Leitura literária, Letramento literário, Diário de leitura, EJA, Quarto de despejo

Resumo

Este trabalho sintetiza uma prática docente realizada com turmas de ciclo IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola da rede pública da capital paraibana, em 2017. Essa proposta atendia a um requisito do Programa de Mestrado Profissional em Letras, resultando em uma Dissertação de Mestrado e compreendendo a realização de sequência básica de letramento literário (COSSON, 2014), assim como observação e análise da produção de diários de leitura pelos estudantes (MACHADO, 2005; ROUXEL, 2012). Com a pesquisa e a intervenção pedagógica em questão, buscou-se promover a leitura literária na EJA por meio de Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. O conjunto das produções dos alunos demonstrou que o exercício da escrita de diários de leitura pode desenvolver a expressão de pontos de vista mais críticos e a apreensão da linguagem literária, prezando a subjetividade leitora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silmara Rodrigues, UFPB
Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional da Universidade Federal da Paraíba (Profletras/UFPB-Campus IV) em 2018. É professora efetiva de língua portuguesa da rede municipal de ensino de João Pessoa/PB, com ênfase em Teoria e Análise literária e destaque para os seguintes temas: literatura e sociedade, literatura e ensino. E-mail: rodriguessilmara@yahoo.fr
Luciane Alves Santos, UFPB
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de educação. E-mail: luciane45@gmail.com.
Publicado
2019-03-16
Como Citar
Rodrigues, S., & Alves Santos, L. (2019). Diários na EJA: leitura literária de Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. Revista Desenredo, 15(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v15i1.8812