Gamificação e ensino do léxico na aprendizagem da língua portuguesa

  • Geraldo José Rodrigues Liska Universidade Federal de Alfenas Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: jogos digitais, gamificação, ensino de léxico, ensino de língua, ensino de português

Resumo

Seguindo os pressupostos de Gee (2003, 2004, 2005 e 2014), defendemos que os jogos digitais podem se tornar um poderoso recurso de ensino de uma língua e, neste trabalho, trataremos do português como língua materna e do ensino de palavras e sentidos. Primeiramente, tratamos de como é o ensino do léxico na sala de aula de educação básica, aqui englobando palavras e sentidos. Em seguida, tratamos da utilização dos jogos digitais como ferramentas de ensino. Selecionamos alguns jogos e expusemos seus aspectos técnicos e mecanismos, como layout, interatividade, diversão e jogabilidade. Realizamos uma relação entre esses aspectos aos elementos que os caracterizam como ferramenta educativa. Com a finalidade de nos aprofundar sobre o assunto, procuramos e testamos jogos digitais gratuitos que se propõem a ensinar palavras e sentidos e os analisamos, relacionando fatores que contribuem para o aprofundamento de uma dimensão mais importante do estudo do léxico e da relação entre a língua e a existência do falante ao contrário de aspectos formais secundários de ordem meramente sistêmica. De todos os games analisados, “Scribblenauts” permite ao jogador utilizar a língua para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem à resolução dos desafios propostos e aprimorar os conhecimentos grafofônicos, ortográficos, lexicais, morfológicos e semânticos que operam nas análises linguísticas e semióticas necessárias à compreensão e à produção de linguagens, lembrando que essa habilidade precisa ser concomitantemente construída a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Geraldo José Rodrigues Liska, Universidade Federal de Alfenas Universidade Federal de Minas Gerais
Meste em Estudos Linguísticos (Área: Linguística Aplicada. Linha: Ensino do Português) pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual: Tecnologias, Técnicas e Metodologias pela Universidade Federal de Itajubá (2011) e em Linguística pela Universidade Gama Filho (2010) . Atualmente é Secretário Executivo da Universidade Federal de Alfenas e professor de línguas portuguesa e inglesa nas redes pública e particular de ensino. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Morfologia, Lexicologia, Semântica Lexical e Estilística Léxica.
Publicado
2019-08-15
Como Citar
Liska, G. (2019). Gamificação e ensino do léxico na aprendizagem da língua portuguesa. Revista Desenredo, 15(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v15i2.8695