“O mundo não pode ser dividido em coxinhas e petralhas”: a construção de posicionamentos em torno do impeachment

  • Bruno Deusdará UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) http://orcid.org/0000-0003-0429-8580
  • Paula Gesteira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: impeachment, golpe, posicionamento, análise do discurso.

Resumo

O processo de impeachment efetuado em 2016 convoca as diversas áreas do saber à reflexão crítica e à problematização de sua emergência e consolidação. Com o intuito de fornecer uma contribuição à leitura desse processo, interrogamos a construção de posicionamentos discursivos em torno desse evento que altera significativamente os contornos da história contemporânea brasileira. Como quadro teórico, recorremos à análise do discurso de base enunciativa, cujo foco recai sobre o modo de articulação de pistas linguístico-discursivas na reconstituição dos embates a partir dos quais os posicionamentos são construídos. Em nossas análises, investigamos dois artigos de opinião publicados em veículo de grande circulação no país, antes da votação final no Senado Federal. Como resultados, destacamos as diferentes linhas que constituem os posicionamentos em jogo, indicando que, do lado contrário, encontram-se perspectivas que promovem diálogo entre diferentes pontos de vista e, do lado favorável, concentram-se as oposições unilaterais.

Biografia do Autor

Bruno Deusdará, UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Doutor em Psicologia Social (Uerj). Professor Adjunto do Departamento de Estudos da Linguagem e dos Programas de Pós-graduação em Letras e em Letras e Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Os resultados desta pesquisa contaram com financiamento do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e Prociência (Uerj/Faperj).
Paula Gesteira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Mestre em Letras, com área de concentração em Linguística (Uerj). Licenciada em Português/Inglês (Uerj).
Publicado
2018-09-17
Como Citar
Deusdará, B., & Gesteira, P. (2018). “O mundo não pode ser dividido em coxinhas e petralhas”: a construção de posicionamentos em torno do impeachment. Revista Desenredo, 14(2), 298-316. https://doi.org/10.5335/rdes.v14i2.8052
Seção
Artigos