A escrita criativa nos cursos de pós-graduação stricto sensu das universidades brasileiras

  • Marcelo Spalding Perez Pós-doutorando da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Luiz Antonio de Assis Brasil e Silva Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Palavras-chave: escrita criativa, ensino de escrita criativa, escrita criativa nas universidades brasileiras

Resumo

Temos visto no Brasil uma demanda crescente por cursos e livros de escrita criativa na última década. Resta,porém, investigar se essa demanda crescente se reflete em maior presença nas universidades brasileiras,especificamente nos cursos de pós-graduação strictu sensu, nos quais se dá a maior parte da pesquisa e daprodução de conhecimento no Brasil. Para tal pesquisa, foram analisados 28 programas de pós-graduação comnota acima de 5 na Avaliação Quadrienal 2017 da Capes. Também se buscou no Banco de Teses e Dissertaçõesda Capes trabalhos em que a expressão “escrita criativa” aparecesse no título. Ao final, a hipótese inicial de crescimento da presença formal nos cursos de pós-graduação no Brasil foi frustrada, o que pode estar relacionado com a persistente crença de que a escrita é um dom restrito a gênio iluminados.

Biografia do Autor

Marcelo Spalding Perez, Pós-doutorando da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-doutorando da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Luiz Antonio de Assis Brasil e Silva, Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / PUCRS. Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Publicado
2018-09-17
Como Citar
Spalding Perez, M., & de Assis Brasil e Silva, L. (2018). A escrita criativa nos cursos de pós-graduação stricto sensu das universidades brasileiras. Revista Desenredo, 14(2), 207-220. https://doi.org/10.5335/rdes.v14i2.7864
Seção
Artigos