Narrativas infantis como possibilidade de simbolizar os conflitos da infância: uma análise com base no conto O Patinho Feio

Palavras-chave: Narrativas infantis. Infância. Simbolização.

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar e descrever a importância da contação de histórias para o desenvolvimento psíquico emocional das crianças. Assim, busca, a partir do resgate da versão original do conto O patinho feio, de Andersen, refletir sobre a possibilidade de as narrativas se tornarem importantes instrumentos para trazer à tona conflitos emergentes, especialmente na infância, vindo a contribuir para a identificação e a elaboração, de forma lúdica, de conteúdos que podem causar angústia ao indivíduo, permitindo-lhes a reorganização de seu estado psíquico emocional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela Piva, UPF
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1986) Especializaçao em Diagnóstico Psicológico pela PUCRS, e Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Doutoranda em História (PPGEDU - UPF). Docente Titular II da Universidade de Passo Fundo, no Curso de Psicologia, atualmente exerce a função de Assessora da Vice Reitoria de Graduação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: relações familiares, divórcio e mediação familiar. Violência doméstica, Psicoterapia, Infertilidade e aspectos psicológicos.
Patricia da Silva Valerio, Universidade de Passo Fundo
Doutora em Linguística Aplicada pela Unisinos, mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo e graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo. É professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da UPF e desenvolve estudos na linha de “Constituição e interpretação do texto e do discurso”. E-mail: patriciav@upf.br.
Publicado
2017-12-15
Como Citar
Ferreira, A., Piva, M., & Valerio, P. (2017). Narrativas infantis como possibilidade de simbolizar os conflitos da infância: uma análise com base no conto O Patinho Feio. Revista Desenredo, 13(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v13i3.7402
Seção
Artigos