Sons nas nuvens: sobre o lugar do fônico no Curso de Linguística Geral

  • Alena Ciulla Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiza Milano Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Fônico. Curso de Linguística Geral. Ferdinand de Saussure.

Resumo

Neste artigo, partimos de uma leitura do Curso de Linguística Geral, com o apoio de uma ferramenta automática. Através de uma perspectiva computacional, nossa proposta é a de simular uma leitura isenta, na medida do possível, dessa importante obra, cujas interpretações, na maior parte das vezes, são vinculadas a tradições já estabelecidas pelos estudos clássicos. Contudo, esse exercício de objetividade - ou de afastamento das leituras canônicas - permite-nos apenas formular hipóteses sobre alguns aspectos da interpretação do texto. É preciso sempre voltar ao texto e ao nosso papel de leitores da obra, investigando a fundo cada uma dessas hipóteses. Conforme os resultados em nuvens que a ferramenta proporciona, os termos mais relevantes do CLG são relacionados a um tema minimizado pela maior parte dos estudos saussurianos: o sistema fônico das línguas. Nosso intuito, então, foi o de estabelecer uma conexão entre esse resultado, que aponta para uma grande importância do fônico nas línguas, e o que se pode depreender da obra do mestre genebrino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alena Ciulla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma Universidade.
Luiza Milano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma Universidade.
Publicado
2017-12-15
Como Citar
Ciulla, A., & Milano, L. (2017). Sons nas nuvens: sobre o lugar do fônico no Curso de Linguística Geral. Revista Desenredo, 13(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v13i3.7392
Seção
Artigos