As vozes do indianismo em Il Guarany

  • Paulo Roberto Alves dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Denise de Lima Santiago Figueiredo Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-Ilhés/BA)
  • Paula Regina Siega Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-Ilhéus/BA)
Palavras-chave: História da literatura. Literatura brasileira. Literatura e música.

Resumo

O romantismo no Brasil deve ser visto como um movimento inseparável do esforço para a criação de um país e suas instituições que, em todas as formas de expressão cultural, transformou o indígena em símbolo da nação. A partir desta perspectiva, o presente artigo analisa a recepção criativa que Carlos Gomes deu ao romance O Guarani (1857), de José de Alencar, por meio da ópera Il Guarany (1870). Para tanto, o eixo da análise destaca a importância da composição vocal para a recriação das características psicológicas das personagens, o que permite observar o empenho do compositor para se afastar o mínimo possível dos traços definidos pelo romancista e com isso garantir a preservação de vínculos entre a literatura e a ópera, enquanto por outro lado respeita as peculiaridades das respectivas linguagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Alves dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Professor Doutor em Teoria da Literatura (PUCRS), pesquisador PNPD/CAPES junto ao PPGL Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC - Ilhéus/BA)
Denise de Lima Santiago Figueiredo, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-Ilhés/BA)
Mestra em Letras pelo PPGL Linguagens e Representações, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC- Ilhés/BA)
Paula Regina Siega, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-Ilhéus/BA)
Doutora em Línguas, Culturas e Sociedades pela Universidade de Veneza. Professora visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora colaboradora da Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Publicado
2017-10-19
Como Citar
Alves dos Santos, P., de Lima Santiago Figueiredo, D., & Siega, P. (2017). As vozes do indianismo em Il Guarany. Revista Desenredo, 13(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v13i2.7275
Seção
Artigos