Experiência estética como forma de internalização das relações de poder

  • Renata Santos de Morales Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Juliana Figueiró Ramiro Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Noeli Reck Maggi Centro Universitário Ritter dos Reis
Palavras-chave: Experiência estética. Leitura. Discurso. Poder. Gênero.

Resumo

O presente artigo, a partir do cruzamento das pesquisas de Lev Vygotsky, estudioso dos processos de aprendizagem, e Michel Foucault, estudioso das relações de poder, traz para reflexão princípios teóricos acerca da educação estética e da internalização das experiências vividas como formas de absorção das relações de poder. Para isso, apresenta como objeto de análise a adaptação para crianças de um clássico da literatura internacional - Romeu e Julieta de William Shakespeare, feita pela autora brasileira Ruth Rocha. Na obra adaptada, entendendo a sua leitura como experiência estética de alteridade, vamos observar de que forma questões de gênero (homem e mulher) são orquestradas na nova narrativa, buscando identificar as relações entre a experiência estética e possíveis conceitos morais imbricados na obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Santos de Morales, Centro Universitário Ritter dos Reis
Mestre em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis e doutoranda em Letras na mesma instituição. Professora convidada da especialização em produção e revisão textual da Uniritter/FAPA. Pesquisa interações entre literatura e alteridade no contexto pós-colonial. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Cultura e Sociedade/CNPq e do laboratório de Ensino-Aprendizagem do PPG-Letras do Centro Universitário Ritter dos Reis.
Juliana Figueiró Ramiro, Centro Universitário Ritter dos Reis
Mestre em Design pelo Centro Universitário Ritter dos Reis e doutoranda em Letras na mesma instituição. Professora convidada da especialização em produção e revisão textual da Uniritter/FAPA. Pesquisa de forma interdisciplinar gênero, discurso e relações de poder. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Cultura e Sociedade/CNPq e do laboratório de Ensino-Aprendizagem do PPG-Letras do Centro Universitário Ritter dos Reis.
Noeli Reck Maggi, Centro Universitário Ritter dos Reis
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Formação Psicanalítica pelo Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul. Professora Titular do Centro Universitário Ritter dos Reis, onde desempenha atividades de ensino e pesquisa na graduação e pós-graduação em Educação e Letras. Membro do Comitê de Ética e Lider do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Cultura e Sociedade/CNPq.
Publicado
2017-10-19
Como Citar
Morales, R., Ramiro, J., & Maggi, N. (2017). Experiência estética como forma de internalização das relações de poder. Revista Desenredo, 13(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v13i2.7271
Seção
Artigos