Leitura e formação no Ensino Superior: “Problematização sobre a formação de leitores no Brasil e em Portugal”

  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista
  • Ângela Paiva Balça Universidade de Évora / CIEC
  • Maria da Natividade Carvalho Pires Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Palavras-chave: Leitura, Literacias académicas, Formação de leitores, Ensino superior.

Resumo

Neste artigo discute-se o problema da leitura e da formação de leitores no ensino superior, no Brasil e em Portugal, sendo nosso objectivo perceber se estes estudantes são ainda leitores em construção. A metodologia para a discussão centrou-se nas investigações em torno da formação leitora destes estudantes, o que permitiu chegar a algumas conclusões afins: são fundamentais estudos de maior dimensão nestas áreas; é basilar que todos os docentes do ensino superior tomem consciência das dificuldades destes alunos na leitura/escrita/ literacias académicas e que nas suas disciplinas possam dar um contributo para colmatar estes problemas; os alunos do ensino superior são ainda leitores em construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista
Departamento de Educação Àrea: Infância e Educação
Ângela Paiva Balça, Universidade de Évora / CIEC
Professora Auxiliar no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, Portugal
Maria da Natividade Carvalho Pires, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Professora coordenadora da Unidade Técnico-Científica de Ciências Sociais e Humanas. Doutorada em Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra
Publicado
2017-01-19
Como Citar
Souza, R., Balça, Ângela, & Pires, M. da N. (2017). Leitura e formação no Ensino Superior: “Problematização sobre a formação de leitores no Brasil e em Portugal”. Revista Desenredo, 12(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v12i2.6418
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##