A Licenciatura em Letras: um espaço para formar (professores) leitores?

  • Daniela Maria Segabinazi Universidade Federal da Paraíba
  • Josete Marinho Lucena Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Letras. Professor. Português. Literatura. Leitura. Leitor.

Resumo

Este artigo apresenta os problemas e desafios que se constatam na/para a formação leitora dos professores de Português e Literatura e nos discentes da Licenciatura em Letras, demonstrando que a denominada “crise da leitura”, originada por volta dos anos 70, do século XX, tem se agravado na formação dos professores que deveriam ensinar a leitura na educação básica, especialmente, a leitura literária. Desse modo, destacamos os estudos e pesquisas de Oliveira (2008), Sales (2009; 2013) e Segabinazi (2011) que revelam o perfil do professor e do aluno do curso de Letras, no intuito de mostrar e destacar a urgência com que precisamos rever e avaliar os currículos do curso de Letras, que formam professores formadores de leitores na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba
DANIELA MARIA SEGABINAZI - Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Letras e Direito, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL/UFPB) e dos Cursos de Graduação em Letras (presencial e a distância) da UFPB. Pesquisa os seguintes temas: literatura infantil e juvenil, literatura e ensino e literatura brasileira contemporânea. Líder do grupo de pesquisa “Estágio, ensino e formação docente”; integra o Núcleo de Estudos de Alfabetização em Linguagem e Matemática e o Grupo de Trabalho Literatura e Ensino da ANPOLL. Tem publicações na área de literatura infantil e juvenil, ensino de literatura e letramento literário.
Publicado
2017-01-19
Como Citar
Segabinazi, D., & Lucena, J. (2017). A Licenciatura em Letras: um espaço para formar (professores) leitores?. Revista Desenredo, 12(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v12i2.6399
Seção
Artigos