Formação da competência leitora no ensino superior: uma prática de leitura analítico-reflexiva da coerência textual em artigo científico

  • Rodrigo Albuquerque Universidade de Brasília
Palavras-chave: Competência leitora. Prática de leitura. Coerência textual. Artigo científico. Ensino superior.

Resumo

O ensino superior demanda, em suas práticas cotidianas, atividades de leitura e de escrita de gêneros textuais acadêmicos. Nosso objetivo, com este trabalho, consiste em trazer à tona a análise textual, realizada por estudantes de graduação, por meio da aplicação de conceitos teóricos relativos à coerência textual na leitura analítico-reflexiva de um artigo científico, em busca pela formação da competência leitora. Para tanto, esta pesquisa se inscreve na agenda dos estudos sociointeracionais, em interface com a Cognição Social e com a Linguística de Texto, e se situa, metodologicamente, na Análise de Discurso. A partir de prática textual que reuniu seis questões relativas à coerência textual, aplicamos os conceitos teóricos na análise do artigo científico, de modo a negociarmos os sentidos percebidos pelos colaboradores, com mediação do professor, no que diz respeito à coerência global e aos eixos linguístico-discursivos que a compõem, a saber: coerências sintática, semântica, pragmática, temática, genérica e estilística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Albuquerque, Universidade de Brasília
É professor adjunto I no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília (UnB), atuando, especialmente, nas áreas seguintes: sociolinguística interacional, estudos etnográficos, cognição social, linguística de texto e ensino de português como primeira e segunda língua. Sobre a formação acadêmica, é Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília, Mestre em Linguística pela mesma universidade e graduado em Letras Português do Brasil como Segunda Língua também na UnB. É também parecerista e revisor do periódico Caderno de Linguagem e Sociedade (L&S).
Publicado
2017-01-19
Como Citar
Albuquerque, R. (2017). Formação da competência leitora no ensino superior: uma prática de leitura analítico-reflexiva da coerência textual em artigo científico. Revista Desenredo, 12(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v12i2.6398
Seção
Artigos