Leitura do texto literário: fundamentos teóricos e justificativa para sua prática

  • Tatiane Kaspari Universidade Feevale - RS
  • Juracy Assmann Saraiva Universidade Feevale - RS
  • Ernani Mügge Universidade Feevale - RS
Palavras-chave: Leitura. Texto literário. Formação linguística e humanizadora. Ensino Superior.

Resumo

O artigo discute o tratamento dispensado ao texto literário e os desdobramentos do ato de ler, tanto na esfera pessoal quanto social, tendo, como pano de fundo, o conto “Felicidade clandestina”, de Clarice Lispector. Para tal, vale-se especialmente dos preceitos da Estética da Recepção, que acentuam o protagonismo do leitor no processo de leitura, conferindo a ela uma dimensão libertadora e crítica. Esse posicionamento justifica a presença do texto literário no espaço acadêmico, onde se privilegia a formação do indivíduo. Garantindo aos alunos o acesso ao patrimônio literário, que lhes confere a sensação de pertencimento a um povo e a um país, o professor de nível superior assume o compromisso de auxiliar os estudantes a compreenderem sua realidade, além de contribuir para sua humanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Kaspari, Universidade Feevale - RS
Mestre e doutoranda (com bolsa PROSUP – Capes) em “Processos e Manifestações Culturais”, na Universidade Feevale.
Juracy Assmann Saraiva, Universidade Feevale - RS
Doutora em Teoria Literária pela PUC/RS e Pós-Doutora em Teoria Literária pela UNICAMP. Professora e pesquisadora da Universidade Feevale e bolsista em produtividade do CNPq.
Ernani Mügge, Universidade Feevale - RS
Bolsista de Pós-Doutorado – CAPES, na Universidade Feevale. Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Publicado
2017-01-19
Como Citar
Kaspari, T., Saraiva, J., & Mügge, E. (2017). Leitura do texto literário: fundamentos teóricos e justificativa para sua prática. Revista Desenredo, 12(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v12i2.6393
Seção
Artigos