A formação do professor de língua espanhola

  • Naiane Carolina Menta Três Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fabiane Verardi Burlamaque Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Leitura, Mediação de leitura, Formação do leitor.

Resumo

Este estudo investiga a trajetória leitora de acadêmicos iniciantes e finalistas do curso de Letras, da Universidade de Passo Fundo. Abordam-se aspectos da trajetória leitora dos participantes, com o objetivo de observar o processo de formação do leitor, social e academicamente. A pesquisa, diagnóstica e qualitativa-investigativa, foi composta por um estudo bibliográfico e de campo, com aplicação de questionários. Aos sujeitos iniciantes, que cursavam os primeiros semestres do curso, aplicou-se questionário que retomava a leitura na infância, na adolescência e no ambiente acadêmico. Os sujeitos finalistas, que frequentavam os últimos semestres do curso, responderam ao questionário, mas com a seção acadêmica aprofundada, focada na trajetória leitora da graduação. Sendo assim, foi possível traçar um perfil que permitiu identificar os mediadores de leitura, os locais preferidos para leitura, como se sentem como futuros mediadores, que contato tiveram com a literatura hispânica e que experiências com livros ou outros suportes marcaram a infância, a adolescência e o processo acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiane Carolina Menta Três, Universidade Federal da Fronteira Sul
Mestre em Letras (UPF, 2012), Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira (UNINTER, 2013), Licenciada em Letras Português, Espanhol e respectivas literaturas (UPF, 2010). Professora (desde 2014) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza-PR. Telefone: (46) 99261210. Email: naiane.menta@uffs.edu.br
Fabiane Verardi Burlamaque, Universidade de Passo Fundo
Graduada em Letras (UPF, 1991), Mestre em Letras (PUCRS, 1999), Doutora em Teoria da Literatura (PUCRS, 2004). Professora do PPGL e do Curso de Letras, atua nas linhas de pesquisa "Produção e Recepção do Texto Literário" e "Leitura e Formação do Leitor". E-mail: fabianevb@uol.com.br
Publicado
2017-01-19
Como Citar
Menta Três, N., & Verardi Burlamaque, F. (2017). A formação do professor de língua espanhola. Revista Desenredo, 12(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v12i2.6387
Seção
Artigos