A formação do leitor no ensino superior: trajetórias de motivação para a leitura

  • Dulce Helena Melão Escola Superior de Educação de Viseu Instituto Politécnico de Viseu
Palavras-chave: Leitor. Ensino superior. Motivação para a leitura. Formação.

Resumo

Este estudo aborda a motivação para a leitura dos estudantes do ensino superior, encarando-a enquanto constructo multidimensional. Foi realizado numa instituição de ensino superior politécnico do centro de Portugal com uma turma do curso de Educação Básica (3.º ano). Considerou-se adequada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. O instrumento de recolha de dados foi uma reflexão individual realizada no âmbito do trabalho autónomo dos estudantes. A análise dos dados permitiu-nos compreender a necessidade de realizar programas de formação que possam promover a motivação para a leitura dos estudantes futuros profissionais da Educação, de modo a que tal possa vir a repercutir-se no seu futuro público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulce Helena Melão, Escola Superior de Educação de Viseu Instituto Politécnico de Viseu
Doutora em Educação (Ramo Didática e Desenvolvimento Curricular), tendo como principal interesse de investigação a formação de leitores no ensino superior. Membro do Departamento de Ciências da Linguagem da Escola Superior de Educação de Viseu.
Publicado
2017-01-19
Como Citar
Melão, D. (2017). A formação do leitor no ensino superior: trajetórias de motivação para a leitura. Revista Desenredo, 12(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v12i2.6373
Seção
Artigos