O ensino de Literaturas de Língua Inglesa na universidade: uma reflexão avaliativa

  • Charles Albuquerque Ponte Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • José Carlos Felix Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Palavras-chave: Literaturas de Língua Inglesa. Ensino de graduação. Métodos e abordagens de ensino.

Resumo

Partindo do conceito adorniano de semiformação [halbbildung], este artigo se propõe a fomentar uma discussão reflexiva acerca dos três métodos mais comuns para a organização curricular e o ensino de Literaturas de Língua Inglesa no ensino superior brasileiro: o histórico, o baseado em gêneros literários e o temático. Esta é uma pesquisa originada no empirismo, a partir dos anos de experiência de ensino de seus autores, em diversas IES do país, e examina qualidades de cada um dos métodos, bem como seus deletérios e dificuldades de implementação. A intenção aqui não é a de vaticinar um dos métodos como ideal, mas equalizá-los para que se possa direcionar uma escolha informada aos Cursos de Letras em processo de reformular seus currículos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charles Albuquerque Ponte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Doutor em Teoria e História Literária pela UNICAMP, Professor adjunto de Literaturas de Língua Inglesa e Teoria Literária da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
José Carlos Felix, Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Doutor em Teoria e História Literária pela UNICAMP, Professor adjunto de Literaturas de Língua Inglesa e Teoria Literária da Universidade do Estado da Bahia.
Publicado
2017-01-19
Como Citar
Ponte, C., & Felix, J. (2017). O ensino de Literaturas de Língua Inglesa na universidade: uma reflexão avaliativa. Revista Desenredo, 12(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v12i2.6372
Seção
Artigos