Leitura argumentativa de proposta de redação do Enem e critérios para definição de fuga e tangenciamento de tema

  • Telisa Furlanetto Graeff
  • Lauro Gomes

Resumo

Resumo: Este trabalho propõe uma leitura integrada dos textos que constituem a proposta de redação do Enem 2011, a qual explicita a relação entre as ideias centrais de cada texto, para chegar à ideia central da proposta. A partir disso, buscam-se estabelecer os limites de entendimento, tangenciamento e fuga da ideia central da proposta de redação. Esse procedimento de leitura utiliza princípios e conceitos da Teoria dos Blocos Semânticos ‒ versão atual da teoria da Argumentação na Língua ‒ desenvolvida por Oswald Ducrot e Marion Carel na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris. Pretende-se, com este trabalho, fornecer subsídios teórico-metodológicos capazes de qualificar as práticas de ensino de leitura e produção de textos dissertativo-argumentativos, e os critérios utilizados na avaliação de desempenhos em leitura.

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Publicado
2015-12-15
Como Citar
Graeff, T., & Gomes, L. (2015). Leitura argumentativa de proposta de redação do Enem e critérios para definição de fuga e tangenciamento de tema. Revista Desenredo, 11(2). Recuperado de http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/5505
Seção
Artigos