Ensino e pesquisa na rede de ensino: para uma política de vínculos de conhecimentos

  • Rosângela Morello
Palavras-chave: Ensino-via-pesquisa. Escola. Produção de conhecimento. Ciência. Cultura científica.

Resumo

A pesquisa na escola popularizou- se nas duas últimas décadas no Brasil, evidenciando questões sobre as articulações entre escola e sociedade, ensino e pesquisa, sobre as metodologias de ensino, o papel do aluno e professor e sobre a relação destes com o conhecimento "a ser ensinado e aprendido". Considerando que o cerne desta perspectiva de pesquisa está na construção de uma posição investigativa para alunos e professores e que esta posição está tradicionalmente ancorada na pesquisa como prática distinta do ensino, indagamos sobre o estatuto do conhecimento que mobiliza. Motivada pelos desafios que percorrem a implementação de propostas em tal perspectiva, propomos discutir este estatuto como parte de uma política para a formulação do conhecimento. Para tanto, acreditamos ser necessário assumir uma ótica investigativa na relação com o ensino.

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Publicado
2009-08-20
Como Citar
Morello, R. (2009). Ensino e pesquisa na rede de ensino: para uma política de vínculos de conhecimentos. Revista Desenredo, 4(1). Recuperado de http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/543
Seção
Artigos