Da relação entre língua e literatura nos livros didáticos para o ensino da língua espanhola

  • Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Josilene Pinheiro-Mariz Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: livro didático, língua e literatura, ensino.

Resumo

Neste trabalho, intentamos discutir o lugar dos textos literários em livros didáticos de língua espanhola, considerando a indissociabilidade entre a língua e a literatura. Nesse sentido, a nossa proposta está centrada no fato de que enquanto profissionais do grande domínio das Letras, faz-se necessária a busca por uma abordagem que não separe, sobretudo no âmbito do ensino, esses dois elementos imiscíveis. Para isso, debruçamo-nos na análise de livros didáticos para o ensino da língua espanhola, propostos pelo PNLB, posto que se constituem em importante ferramenta no ensino dessa língua estrangeira e, consequentemente, de sua literatura. Em seguida, discutimos a respeito das atividades propostas nos livros, destacando que, de um modo geral, tais atividades não aprofundam as questões literárias, fazendo com que os textos sejam apenas pretextos para estudar a língua alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Professor de Língua Espanhola
Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande
Professora de Língua e Literaturas de Língua Francesa, atuando na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Pós-doutora em Literatura Francófona e Didática da Literatura pela Universidade Paris 8.
Publicado
2015-12-15
Como Citar
Venâncio da Silva, B. R., & Pinheiro-Mariz, J. (2015). Da relação entre língua e literatura nos livros didáticos para o ensino da língua espanhola. Revista Desenredo, 11(2). Recuperado de http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/5389
Seção
Artigos