Argumentação e estruturas gramaticais contrastivas: atividade prática de resgate de conhecimentos prévios usando ambientes virtuais de aprendizagem

  • Manoel Francisco Guaranha Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL/SP e FATEC – Faculdade de Tecnologia do Estado de São – São Paulo
  • Ana Lúcia Tinoco Cabral Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL
Palavras-chave: Leitura. Escrita. Argumentação. Gramática. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino.

Resumo

Este trabalho apresenta uma atividade prática de leitura de uma crônica de Lima Barreto, “Queixa de defunto”, como resultado de pesquisas na área da linguística que ensejaram a construção de uma situação de aprendizagem significativa a partir do resgate dos conhecimentos prévios dos estudantes, da sensibilização deles para as diferentes estruturas gramaticais contrastivas, adversativas e concessivas, de modo que possam compreender, na prática, a diferença e a função dessas estruturas no processo argumentativo. Nesse sentido, o artigo apresenta um exercício de leitura que prevê o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para mobilizar os conhecimentos prévios do aprendiz para que ele: possa compreender a dinâmica dos articuladores na construção de estratégias argumentativas; possa sistematizá-la e internalizá-la de modo mais eficiente. Essa prática de ensino mostra a importância dos conectores na construção de textos escritos com competente orientação argumentativa.

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Biografia do Autor

Manoel Francisco Guaranha, Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL/SP e FATEC – Faculdade de Tecnologia do Estado de São – São Paulo
Doutor em Letras pela USP/SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Línguística da Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL/SP e professor Pleno da FATEC – Faculdade de Tecnologia do Estado de São – São Paulo.
Ana Lúcia Tinoco Cabral, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL
Doutora em Língua Portuguesa pela PUCSP, Professora Titular na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), docente do Mestrado em Linguística.
Publicado
2015-12-15
Como Citar
Guaranha, M., & Cabral, A. L. (2015). Argumentação e estruturas gramaticais contrastivas: atividade prática de resgate de conhecimentos prévios usando ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Desenredo, 11(2). Recuperado de http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/5379
Seção
Artigos