Hipergêneros e multiletramento no ensino de língua materna: uma experiência no uso das TICs em sala de aula

  • Mateus Fonseca Pereira Universidade de Passo Fundo
  • Ernani Cesar de Freitas Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Hipergêneros. Multiletramento. TICs.

Resumo

Este trabalho tematiza a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no contexto escolar do Ensino Médio. O objetivo é aplicar atividades diversificadas em sala de sala de aula, para o estudo da língua materna, com base em hipergêneros, visando promover o multiletramento dos alunos. O estudo se justifica porque é perceptível o ritmo acelerado que as TICs são disseminadas, o que tem gerado novas formas e ferramentas de interação e, consequentemente, novos gêneros discursivos e/ou hibridização dos já existentes. A base teórica do estudo fundamenta-se principalmente nos postulados de Maingueneau (2005, 2010) sobre hipergêneros e de Rojo (2009, 2012, 2013) sobre multiletramentos e leitura na hipermídia com base em Santaella (2004, 2007, 2013). Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, desenvolvida mediante pesquisa-ação levada a efeito em uma escola pública Ensino Médio. Como resultado, destaca-se que a adoção de hipergêneros e a utilização das TICs no estudo da língua materna podem auxiliar no processo de ensino, em especial no letramento/multiletramento de alunos do Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Fonseca Pereira, Universidade de Passo Fundo
Bacharel em Design Gráfico pela UFPel Bacharel em Teologia pelo Fatev Mestre em Letras pela UPF
Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo
Doutor em Letras (PUC-RS), com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL); professor permanente do PPGL da UPF.
Publicado
2015-12-15
Como Citar
Pereira, M., & de Freitas, E. (2015). Hipergêneros e multiletramento no ensino de língua materna: uma experiência no uso das TICs em sala de aula. Revista Desenredo, 11(2). Recuperado de http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/5372
Seção
Artigos