Do referencial de Competência Comunicativa Intercultural para o seu desenvolvimento na educação básica

  • Aline Facchini Alexandre Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • José Marcelo Freitas de Luna Universidade do Vale do Itajaí - Univali
Palavras-chave: Internacionalização do currículo. Competência Comunicativa Intercultural. Ensino de Línguas. Cidadania Global.

Resumo

A internacionalização das instituições de ensino tem sido defendida como um processo que se volta ao currículo pela perspectiva da educação intercultural. Trata-se de envolver e beneficiar todos, não apenas os estudantes que saíram ou sairão para os chamados programas de intercâmbio. Fundamentado no referencial da internacionalização do currículo, da cidadania global e da competência comunicativa intercultural, discutimos, neste artigo, a infusão dos planos e aulas, na própria escola, de uma disciplina curricular da educação básica. Os resultados apontam para a possibilidade de fomento e desenvolvimento das dimensões Flexibilidade Comportamental, Consciência Comunicativa, Empatia, Respeito ao Outro, Tolerância à Ambiguidade e Descoberta de Conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Facchini Alexandre, Universidade do Vale do Itajaí - Univali
Mestranda em Educação na Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Graduada em Letras (Português e Inglês). Professora de inglês. É membro do grupo do CNPq - Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas.
José Marcelo Freitas de Luna, Universidade do Vale do Itajaí - Univali
Doutor em Linguística pela USP. Professor/Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação da Univali – Brasil. Professor Visitante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - Portugal. É líder do grupo do CNPq - Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas.
Publicado
2015-12-15
Como Citar
Alexandre, A., & Luna, J. (2015). Do referencial de Competência Comunicativa Intercultural para o seu desenvolvimento na educação básica. Revista Desenredo, 11(2). Recuperado de http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/5333
Seção
Artigos