Predição e compreensão na leitura de textos literários com sequências narrativas dominantes

  • Vera Wannmacher Pereira

Resumo

No presente artigo, disponibilizam-se aos interessados no diálogo teoria, pesquisa e ensino os processos e os resultados de pesquisa realizada com o objetivo de examinar o uso da estratégia de predição e suas relações com o desempenho em compreensão leitora, na leitura de textos literários com sequências narrativas dominantes, e as percepções do leitor sobre o processo realizado. O estudo, fundadona psicolinguística em associação com a literatura e com o apoio tecnológico na computação, teve, como sujeitos, alunos iniciantes e alunos concluintes de um curso de licenciatura em Letras e, como instrumentos de pesquisa, testes de procedimentos preditivos em formato contínuo, testes de procedimentos preditivos em formato segmentado, testes de compreensão e teste de percepções sobre os processos realizados (TPPR). Constituíram-se em resultados principais os instrumentos para análise de procedimentos preditivos (em dois formatos), construídos para esta situação investigativa e a explicitação desses procedimentos (e suas conexões com a compreensão) diante da leitura de três textos literários por alunos iniciantes e alunos concluintes de um curso de licenciatura em Letras. Palavras-chave: Leitura. Predição e compreensão. Texto literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Pereira, V. (1). Predição e compreensão na leitura de textos literários com sequências narrativas dominantes. Revista Desenredo, 9(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v9i1.3547
Seção
Artigos