A leitura literária no ensino comunicativo da língua espanhola no ensino médio

  • Girlene Moreira da Silva
  • Cleudene de Oliveira Aragão

Resumo

A partir de estudos de nosso grupo de pesquisa (GP-LEER), da nossa atuação como coordenadora do Pibid em escolas públicas e das leituras de Paiva (2003), Barcelos (2011), Miccoli (2010) e Celani (2002), percebe-se que, em geral, o ensino da língua estrangeira (LE) está em crise nas escolas públicas. Entende-se que, para a construção de um ensino eficaz de LE na escola, é preciso focar na leitura e, assim, obter outros avanços linguísticos. Defende-se, como Mendoza (2004, 2007), Aragão (2006) e Santos (2007), que a literatura seja usada como recurso para as aulas de espanhol (E/LE), auxiliando o estudante no processo de aquisição da nova língua estudada. Este artigo é parte de uma pesquisa em desenvolvimento que tem por objetivo geral promover o letramento de alunos de língua espanhola do ensino médio de escola pública, a partir do ensino comunicativo focado na competência leitora. Neste trabalho, reflete-se sobre a competência leitora e literária em LE (mais especificamente em espanhol) e seu desenvolvimento no ensino médio de escolas públicas. Palavras-chave: Formação leitora. Língua espanhola. Texto literário.

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Como Citar
Silva, G., & Aragão, C. (1). A leitura literária no ensino comunicativo da língua espanhola no ensino médio. Revista Desenredo, 9(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v9i1.3544
Seção
Artigos