E como anda o ensino de literatura brasileira? Um estudo de práticas nos níveis fundamental e médio

  • Lívia Suassuna
  • Jailton Nóbrega

Resumo

Considerando o contexto atual de ampliação da concepção de linguagem e de literatura, pretendeu-se descrever e analisar práticas de ensino de literatura brasileira nos níveis fundamental e médio, verificando se os conteúdos e as metodologias privilegiados pelos professores nas aulas de literatura são compatíveis com as mais recentes propostas para o ensino da disciplina. Entre outros, lançou- se mão dos trabalhos de Bordini e Aguiar (1993), Chiappini (2006) e Cosson (2006). Quanto à metodologia, realizou-se uma pesquisa qualitativo-etnográfica por meio da observação de aulas de literatura brasileira em duas escolas de perfis diferentes: uma pública municipal do Recife (ensino fundamental) e uma pública estadual de Pernambuco (ensino médio). Pôde-se notar práticas que não promovem o letramento literário. Enquanto um professor reduz suas aulas ao estudo de história da literatura, o outro não considera os aspectos estéticos desse gênero, nem leva em conta as interpretações e impressões dos educandos. Palavras-chave: Ensino de literatura. Letramento literário. Prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Suassuna, L., & Nóbrega, J. (1). E como anda o ensino de literatura brasileira? Um estudo de práticas nos níveis fundamental e médio. Revista Desenredo, 9(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v9i1.3533
Seção
Artigos