Predicados subjectivos: heterogeneidade enunciativa e construção de valor polémico

  • Helena Topa Valentim
Palavras-chave: Predicados subjectivos. Determinação modal. Sujeito enunciador / sujeito modal. Enunciação relatada. Valor polémico.

Resumo

A descrição dos valores enunciativos marcados pelo emprego de predicados subjetivos (como pensar, achar, supor, presumir…) nas segunda e terceira pessoas gramaticais e no contexto de uma relação de imbricação exige uma ordem de considerações distinta daquela que preside à descrição dos valores construídos no caso do emprego destes verbos na primeira pessoa. Por implicarem uma identificação entre sujeito do enunciado e sujeito modal, qualquer forma de dissociação enunciativa tem repercussões em termos do valor de determinação modal construído. Pretende-se, com este artigo, propor uma descrição do modo como a construção, ao nível da relação imbricante, de uma outra fonte enunciativa referencialmente distinta do sujeito da enunciação permite que, em virtude da construção de um ponto de vista modal duplo, se defina um contexto polémico.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Valentim, H. (1). Predicados subjectivos: heterogeneidade enunciativa e construção de valor polémico. Revista Desenredo, 8(1). Recuperado de http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/2640
Seção
Artigos