A presença de Josué Guimarães hoje: atualidade de Os tambores silenciosos

Palavras-chave: Josué Guimarães, Os Tambores Silenciosos, Atualidade

Resumo

A permanência de Josué Guimarães agora é examinada através de análise de seu romance Os tambores silenciosos, considerando posições de seus críticos. Com suporte teórico baseado em Tomachevski e Aristóteles, discutem-se a ressignificação dos temas hoje e o metaforismo da obra. O texto realiza paralelos entre o contexto e as personagens do romance e a circunstância histórica atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Glória Bordini, UFRGS
MARIA DA GLÓRIA BORDINI (1945) é Doutora em Letras pela PUCRS, na Área de Teoria da Literatura, e pesquisadora do CNPq. É Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS e ex-Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, onde coordenou o Centro de Memória Literária, atualmente extinto, que reunia acervos de dez escritores sul-rio-grandenses e organizou cinco edições dos Encontros Nacionais de Acervos Literários Brasileiros. Também é Editora, juntamente com Regina Zilberman, Nelson H. Vieira, Luiz Fernando Valente e Fernanda Verissimo, desde 1991, da revista binacional Brasil/Brazil: Revista de Literatura Brasileira/A Journal of Brazilian Literature, publicada pela UFRGS, pela Brown University, EUA e pela Associação Cultural Acervo Literário de Erico Verissimo (www. seer.ufrgs.br/index.php/brasilbrazil/issue/current). Trabalhou na Editora Globo de 1969 a 1980, desde 1973 no cargo de Secretária Editorial, enquanto esteve afastada da Universidade por força do AI-5, e foi diretora das coleções infanto-juvenis da L&PM Editores, de 1981 a 1990. Desde 1982, coordenou o Acervo Literário de Erico Verissimo, que tem realizado exposições e publicações sobre o escritor e sua obra ao longo de mais de vinte anos. Publicou Fenomenologia e teoria literária, pela EDUSP, Poesia infantil, pela Ática, Criação Literária em Erico Verissimo, pela L&PM, O tempo e o vento: História, invenção e metamorfose, com Regina Zilberman, pela EDIPUCRS, Caderno de Pauta Simples: Erico Verissimo e a Crítica Literária, pelo IEL/RS, As pedras e o arco: fontes primárias, teoria e história da literatura, com Regina Zilberman, Maria Eunice Moreira e Maria Luíza Ritzel Remédios, pela EdUFMG, A poética da cidade em Erico Verissimo, pela Makunaima (online), além de traduções e artigos sobre literatura em livros e em periódicos nacionais e estrangeiros.
Publicado
2021-10-04
Como Citar
Bordini, M. (2021). A presença de Josué Guimarães hoje: atualidade de Os tambores silenciosos. Revista Desenredo, 17(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v17i3.13016