Representações de Morte e Recomeço na Literatura Infantil de Josué Guimarães

Palavras-chave: Literatura Infantil, Josué Guimarães, Bruxas, Morte

Resumo

A última bruxa, instigante e provocativa obra infantil de Josué Guimarães, foi publicada em 1987. Por meio da mobilização da figura da bruxa, Guimarães cria uma história que dialoga com conceitos como morte, vida, eternidade, velhice e recomeço. O objetivo deste trabalho é analisar a obra citada percebendo como as dicotomias morte x vida, fim x recomeço são fundamentais para a compreensão da narrativa.  Defendemos nesse trabalho, que a obra apresenta três possibilidades de interpretação; uma alinhada às vivências do leitor infantil – e assim, a história será uma reinterpretação de contos de fadas. Outra que leva em conta o contexto de produção e assim a obra pode ser lida como uma analogia para  a abertura democrática brasileira no final dos 1980. E finalmente, uma terceira leitura, que compreende as referências à magia como metáforas para a própria existência humana na Terra – e assim “A última Bruxa” é uma aguda narrativa sobre o sentido da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Afonso Barth, UENP
Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM\2019). Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2016) na linha de Leitura e Formação do Leitor cuja dissertação foi dedicada à pesquisa de Sagas Fantásticas, especialmente Crônicas de Gelo e Fogo. Especialista em Língua Portuguesa - Novos Horizontes Teóricos e Práticos (UPF - 2013) e pesquisou Letramento digital e multimodalidade nas redes sociais. Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa e Língua Espanhola e respectivas literaturas) pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2012). É pesquisador no Grupo do CNPq "FORPROLL: Formação de Professores de Línguas e Literatura" e aluno pesquisador no grupo CNPq "CELLE- Centro de Estudos de Literatura, Leitura e Escrita: História e Ensino". Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Juvenil Brasileira Contemporânea, Sagas Fantásticas, Letramento, Multimodalidade, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Literatura, Formação de Leitores, Literatura Infantil e Literatura Hispano-americana.
Publicado
2021-07-27
Como Citar
Barth, P. (2021). Representações de Morte e Recomeço na Literatura Infantil de Josué Guimarães. Revista Desenredo, 17(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v17i4.12786