Letramento através de notícias: experiência no Programa de Residência Pedagógica

  • Amanda de Andrade Briano Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Tatiana Simões e Luna Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Notícia, Gêneros textuais, Escola de Genebra

Resumo

Neste trabalho, iremos apresentar os resultados do nosso projeto de intervenção acerca do gênero notícia, realizado durante o Programa de Residência Pedagógica, no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no ano de 2019. A proposta consistiu na produção de notícias, com base na sequência didática de gêneros da Escola de Genebra. O objetivo principal é verificar os impactos dessa metodologia na produção textual dos alunos, a partir de um processo de avaliação formativa, comparando as produções iniciais e finais. Tomamos como critérios de análise: a adequação ao tema e ao gênero, os indícios de autoria, a informatividade, a articulação e a progressão textual e a adequação linguístico-gramatical. Os resultados indicam que houve um progresso efetivo dos alunos em relação à estruturação do gênero e à compreensão de sua função social, mostrando que a metodologia genebrina é um caminho eficaz para o letramento a partir dos gêneros.  

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-06-19
Como Citar
Briano, A. de, & e Luna, T. (2021). Letramento através de notícias: experiência no Programa de Residência Pedagógica. Revista Desenredo, 17(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.12611