Fundamentos pedagógicos de Língua Portuguesa na BNCC: uma análise crítica de discursos

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular, Ensino Fundamental, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Considerando a importância da Base Nacional Comum Curricular e sua influência no desenvolvimento de práticas pedagógicas em todo o país, neste relato de pesquisa, analisamos criticamente os discursos sobre ensino de língua portuguesa presentes nos fundamentos pedagógicos do componente curricular para os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, orientamo-nos teórico-metodologicamente pela Análise Crítica de Discurso, que propõe uma análise tridimensional, com vistas à descrição da prática textual, à interpretação das práticas discursivas e à explicação das práticas sociais. Os resultados apontam um discurso sobre ensino de língua portuguesa, em grande medida, alinhado à perspectiva de gêneros discursivos/textuais que considera contextos situados e focaliza o desenvolvimento de práticas de usos de língua(gem). Importante ressaltar certa fluidez discursiva, visto que, por vezes, há o apagamento do gênero enquanto objeto de ensino, o que pode suscitar leituras enviesadas do documento e, consequentemente, subsidiar propostas pedagógicas que não contemplem a complexidade desse objeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Maria Schmitt, UFSM
Licenciada em Letras - Habilitação Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2018) e Mestra em Letras - Estudos Linguísticos pela mesma instituição (2021). Atualmente, é aluna do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Linguísticos (PPGL/UFSM) e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN).
Francieli Matzenbacher Pinton, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Graduação em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Mestrado (2003) e Doutorado (2012) em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunto A do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro da Associação Latino-americana de linguística Sistêmico-funcional (ALSFAL), da Associação Latino-americana de Estudos da Escrita na Educação Superior e em Contextos Profissionais e do Grupo de Trabalho Gêneros Discursivos/textuais da ANPOLL. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN). Docente orientadora do Núcleo de Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica (2018-2020). Tem experiência em Análise Crítica de Gêneros textuais, formação de professores de língua portuguesa, ensino e leitura de produção textual em diferentes áreas disciplinares, ensino de língua portuguesa na educação básica.
Publicado
2021-06-19
Como Citar
Schmitt, R., & Pinton, F. (2021). Fundamentos pedagógicos de Língua Portuguesa na BNCC: uma análise crítica de discursos. Revista Desenredo, 17(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.12610