Ler e escrever na universidade: o gênero discursivo resenha acadêmica em foco

  • Marcela Tavares de Mello Universidade Federal Fluminense; Faculdade Santo Antônio de Pádua
  • Camila Duarte Souza Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Letramentos acadêmicos, Gêneros discursivos, Ensino-aprendizagem, Resenha

Resumo

A expansão universitária trouxe para o debate um tema, por vezes, negligenciado: os letramentos acadêmicos. Ainda que, ao ingressar na esfera acadêmica, os estudantes sejam competentes leitores e produtores de textos, é comum que se deparem com inúmeros desafios relacionados ao ler e escrever gêneros discursivos que circulam na esfera acadêmica. Tais desafios são enfrentados em razão da mudança de esfera discursiva e, por isso mesmo, das práticas, valores, identidade, cultura, gêneros próprios da esfera acadêmica. Considerando esse contexto, o presente este relato de experiência tem como objetivo descrever uma proposta de ensino de produção do gênero discursivo resenha acadêmica com vistas ao desenvolvimento do letramento acadêmicos dos (as) participantes. Para isso, foram contemplados, na oficina, não só aspectos linguísticos, mas também discursivos do gênero selecionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Tavares de Mello, Universidade Federal Fluminense; Faculdade Santo Antônio de Pádua
Licenciada em Letras (Português/Inglês) e Pedagogia pela Feap, Especialista em Língua Portuguesa , Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, realizou Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. É professora da Faculdade Santo Antônio de Pádua e da Universidade Federal Fluminense, onde ministra disciplinas relacionadas à pesquisa e à orientação da leitura e da escrita na esfera acadêmica. Ademais, atua no ensino médio da rede pública, sendo responsável pelas disciplinas de Produção Textual e Língua Portuguesa. Atualmente, integra os grupos de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Infância, Imaginário e Subjetividades (LAPPIS) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA), desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão.
Camila Duarte Souza, Universidade Federal Fluminense
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Possui graduação em Letras (Português/Literaturas) pela UFRJ (2011). Lecionou no Colégio Pedro II (Unidade Realengo), atuando nos Ensinos Fundamental e Médio e na Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, é professora efetiva na Prefeitura de Duque de Caxias. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF) e o projeto de extensão Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA). Suas áreas de interesse são letramento acadêmico e formação docente.
Publicado
2021-06-19
Como Citar
Mello, M., & Souza, C. (2021). Ler e escrever na universidade: o gênero discursivo resenha acadêmica em foco. Revista Desenredo, 17(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.12504